sábado, 10 de março de 2012

Prisioneiro de si próprio


O progresso Espiritual se dá de dois modos básicos, quando aprendemos mecanicamente, por meio de ações e reações e de modo dinâmico, por meio do exercício de nossa vontade.

Por exemplo, o sujeito que tropeça sempre no mesmo taco do piso de sua sala. E tropeça, e tropeça, e tropeça... Até que um dia resolve fazer algo a respeito daquele taco... (e a respeito de sua atenção ao andar).

O Carma é um condutor de aprendizado fora do comum, pois, ao alinhar causas e efeitos, proporcionam estímulos ao indivíduo, de modo que ele tenha uma reação (que em geral é a mesma de sempre) até que o sujeito aprenda que pode ter uma reação diferente... (um dia ele aprende que o estímulo não era real).

Podemos escolher como caminharemos. Podemos escolher se queremos aprender ou não; se viveremos as reações mecânicas aos estímulos de todos os dias, ou se desenvolveremos reações diferentes, mais refinadas, progredindo desse modo no sentido da cessação do sofrimento.

Àqueles que escolhem o progresso consciente um alerta:  Compreensão difere de Conhecimento, do mesmo modo que erudição difere de Sabedoria e Experiência difere de Teoria.

São muitos os que estudam, e estudam e estudam misticismo, esoterismo, espiritualidade, mas que não vivem mudança alguma em suas vidas. Acumularam vasto conhecimento; conceitos, idéias, explicações têm aos montes. Mas prática... Tão pouca.

Para que fique claro o que quero expressar, deixo como síntese duas perguntas (para diferenciar por meio delas o que expus até aqui):

O que você “Sabe”?

X

Como você “Vive”?
Abraço, Lucius Augustus, IN.

2 comentários :

  1. è amigo com certeza eu estou dando tropeço e tropeço na minha vida sim mais como vem a explicação abaixo tbm me ajuda a enchergar os meus pontos fraco e arrumar valeu pelo texto obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Osvalderli,

    a vida é uma escola maravilhosa... às vezes o tropeço estimula uma dorzinha incômoda, mas até sobre isso nós aprendemos... e vamos em frente!!!! Sua disposição de evoluir e progredir é admirável.

    Super abraço,

    Lucius

    ResponderExcluir