sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fartura na Despensa


A fartura e a abundância são deliciosas! Uma lição que aprendi com muito gosto, em um balcão de atendimento de uma loja, e compartilho com vocês:

Sorridente e cordial ofereci um sonoro ‘bom dia’.  O retorno foi um olhar sério, indiferente e...  

Silêncio...

Solicitei o que havia definido comprar, o atendimento terminou e, finalmente, ouvi uma bela voz – embora o olhar continuasse indiferente - “que mais??”.

Respondi que era só e efetuei o pagamento... Um tantinho encabulado, pois o atendimento estava aquém daquilo que eu esperava...

... O quê? Esperava? Então eu esperava um atendimento diferente? Carecia de um atendimento diferente? Havia em minha cabeça um padrão que filtrou o atendimento, o classificou e decretou “está aquém do esperado”.

Tudo em um ínfimo momento...  Olhei bem no fundo dos olhos daquela senhora, sorri e disse “muito, muito obrigado... e me perdoe”.

O olhar frio deu lugar a um olhar vivo e intrigado – para não dizer que até curioso – “não há de quê... mas... do que o sr. Está se desculpando?”

“Vindo em direção a esta loja, passei por uma praça, e por um instante apreciei aquele pedacinho de natureza em meio a todo esse concreto da cidade, pude ouvir dois ou três pássaros, e admirei a alegria de algumas crianças brincando. Senti o quanto sou afortunado; o quanto o Universo ofereceu e oferece. E, mesmo assim, durante nossa interação eu passei mais tempo esperando do que oferecendo. Perdoe-me!”

“Não entendi muito bem o que o sr. quis dizer, mas... tudo bem... está desculpado! Nem tudo é como a gente espera.  Nós não podemos ter tudo o que queremos.” Ela disse, um tantinho severa.

Sorri, agradeci e, antes de sair da loja, pude ver – de canto de olho – um leve sorriso no sofrido mais lindo rosto daquela senhora.

A lição que quero compartilhar: 'a minha despensa está cheia. Posso oferecer e não preciso esperar'. Não faz sentido que por orgulho, soberba, prepotência e até vaidade, nós nos mantenhamos afastados dos nossos semelhantes.

É tão gostoso perceber que temos de sobra e que até podemos oferecer a quem precisa, nem que seja um sorriso...

Olha pra você... Será que você não tem a sua despensa cheia, também? Vamos nos unir? A galera do 'oferecer'?

Que tal experimentar por um dia inteiro não esperar nada, somente oferecer?

Abraço, do amigo Lucius Augustus, In.

8 comentários :

  1. Obrigada por me fazer enxergar a minha despensa, final do ano uma empresa nova que estava chegoando em meu circulo profissional ofereceu um agrado aos diretores e eu fui a unica secretaria a ganhar e qdo questionados pq eu me disseram que eu sempre os ajudei em todas as na fase de adaptação deles acho que "ABRI MINHA DESPENSA PRA ELES"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, obrigado por compartilhar!

      É super gratificante assumir essa postura, não é? Antes de esperarmos qualquer coisa, oferecemos. Nos destacamos por servir, oferecer, participar e aprender. E ganhor, recompensas, méritos? não são o objetivo, mas, naturalmente, são consequentes.

      Beijão,

      Lucius

      Excluir
  2. É meu amigo! Sempre procuramos que nosso julgamento seja compensado pelas supostas "falhas" alheias. Não esperamos compreender as "despensas vazias" muitas por aí. Podemos esperar sim, movidos pela compreensão. E, neste instante parados, podemos, como disse, refletir nos rostos escondidos da timidez sofrida. Nossas despensas estão sempre cheias quando valorizamos cada pedacinho, cada conquista, cada beleza que nos rodeiam. Reflexão bacana. Um abração. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria! Que gostoso contar com sua presença e comentários! Obrigado!

      Sua participação soma à nossa experiência a sua. Aprendemos contigo. Um super abraço, fiquemos com Deus.

      Lucius.

      Excluir
  3. MUITO MUITO MUITO BOM... Vou praticar, obrigada e me perdoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fraternais saudações!

      Sua disposição é motivante!!! Vamos juntos, então, de braços dados: servindo, aprendendo, reconhecendo, agradecendo...

      Um super abraço,

      Lucius

      Excluir
  4. olá amigo! Acho que a gente deveria viver assim,
    DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS
    e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo.
    As palavras são impregnadas de VIBRAÇÕES,
    por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade
    de manifestar bons sentimentos.
    SEJA MUITO FELIZ...

    bju grande em seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fraternais saudações!!!

      pensamos do mesmo modo... sabe o que podemos fazer? Andar de braços dados, aprendendo, compartilhando, amando, servindo... e , quem sabe, trazendo mais gente para caminhar conosco, de braços dados...

      Obrigado por seu amor e Luz,

      Seja muito feliz!

      Beijo em seu coração

      Lucius

      Excluir