segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aprendendo a Nadar (parte I)


Pela manhã, tomando um café na padaria, ouvi em algum local próximo, uma música animada, melodia conhecida, mas que antes não havia dado atenção. Fazendo algum esforço para ouvir, fiquei surpreso com o refrão. Acompanhe:

“E deixa a vida me levar (Vida leva eu!) / Deixa a vida me levar (Vida leva eu!)/ Deixa a vida me levar (Vida leva eu!)/  Sou feliz e agradeço/ Por tudo que Deus me deu...” ( Deixa a Vida Me Levar, Zeca Pagodinho)

Santa paçoquinha! Alguém entendeu uma parte importante da mensagem! E certamente quer zerar o karma!

Ele não tem a gana de controlar tudo, se permite fluir com o fluir da própria vida, confia na vida (“Vida leva eu!”), que é o mesmo que dizer que ele confia em Deus, ou na Razão que rege Tudo e Todas as Coisas e ainda por cima experimenta felicidade e gratidão!

No refrão de uma música bem conhecida, dicas despretensiosas de como zerar o karma... Não é mesmo surpreendente?

Você pode até conhecer a música... Pode apreciar a letra... Até aí, nenhum segredo. Mas considerar que a letra da música contém algo praticável para que você possa viver em paz e feliz, e ainda por cima com grandes chances de liquidar seu karma? Muito bom para uma segunda-feira bem cedinho, não é?

Vejamos: uma das causas de grande sofrimento psicológico é a tentativa contumaz de tentar controlar a vida, o que produz ansiedade, medo, stress, muita, muita tensão, e às vezes, quando é verificado que há aspectos que simplesmente não podem ser controlados, indignação, ingratidão, rejeição da vida, ira, e, no mínimo frustração.

Confiar na vida (Deus, Razão, como queira chamar) nem pensar, não é? O sujeito só se sente seguro e estável se perceber claramente que têm “as coisas” sob controle (entenda “coisas” como fatos, pessoas, sentimentos, posses, status, futuro etc.)

Gratidão? Eventualmente. O sentir que falta algo, que não está completo, que precisa conquistar mais alguma coisa, move, não move? Dói, mas move. Por isso a gratidão é tão ameaçadora ao ego: a falta de reconhecimento que produz a gratidão é uma das fontes dos desejos, e estes são outra importante causa dos sofrimentos humanos.

Vamos fazer algo bem interessante nesta segunda-feira: cante o refrão desta música em sua mente, e assimile cada uma das idéias que comentei. Basicamente, 03 serão as ações para que você se sinta muito bem: 1) relaxar e se sentir seguro ao ser conduzido pela vida (só hoje, ao menos); 2) Perceber a confiança depositada na vida, e que você NÃO está só; 3) prestar atenção em você, nas pessoas e nas coisinhas que compõem sua vida, e reconhecer o valor de algumas.

Topa? Excelente:
1)    Relaxa e se deixa conduzir
2)    Perceba sua confiança (é bom, não?)
3)    Reconhecer o valor e a importância de alguns elementos de sua vida.

Temos um acordo? Viva!!! Você está para experienciar algo muito bom... Preste atenção na figura deste post, pois quero transmitir uma idéia composta com ela. E até amanhã de manhã.

Um abraço de Gratidão por você fazer parte da minha vida, Lucius Agustus, IN.

2 comentários :